RA completa 13 anos no AR

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Caixa-preta do Airbus pode nunca ser encontrada


Rastro de óleo no local do acidente (Foto da FAB)

Do El País

Encontrar a caixa-preta do voo AF-447, chave para saber os motivos do misterioso desaparecimento do avião no Atlântico, será uma missão muito complicada, talvez a mais difícil desde a conclusão dos trabalhos para recuperar os restos do Titanic, transatlântico de luxo que afundou a 608 quilômetros de Terranova em 1912.

A caixa-preta, que na realidade é composta por dois aparatos que contêm gravações de conversas entre os pilotos e outros dados, emite sinais de localização quando entra em contato com a água, mas apenas durante 30 dias. Além disso, encontrá-la na zona onde provavelmente caiu o Airbus não é fácil. O local é de difícil acesso, fica muito distante da costa e as águas chegam a 4 mil metros de profundidade, ou mais.

- É muito provável que as gravações permaneçam intactas depois do acidente, mas o principal problema será encontrá-las - afirma Derek Clarke, da firma Divex, que projeta e constrói equipamentos submarinos. "Devemos levar em conta o tempo que se levou para encontrar os restos do Titanic, e estas peças são muito menores; é como procurar uma agulha num palheiro", concluiu. O Titanic foi encontrado em 1985, a mais de 4 mil metros de profundidade.

Editado e traduzido pelo RA.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home