sexta-feira, 31 de julho de 2009
Espanha também está na briga pelo trem-bala
Se a crise não provocar atrasos, a primeira linha ferroviária de alta velocidade da América Latina será o trem-bala entre Rio de Janeiro e São Paulo, um projeto cujo custo poderá chegar a 15 bilhões de euros (mais de R$ 40 bilhões).
Ainda não foi convocada a licitação (o que se espera para antes do fim do ano), mas o ministro espanhol das Relações Exteriores, Miguel Ángel Moratinos, e o secretário-geral do Comércio Exterior, Alfredo Bonet, mostraram ontem em Brasília o apoio oficial às empresas espanholas que pretendem conseguir o macrocontrato.
O governo prefere que as empresas espanholas (como CAF, Talgo ou Telvent), que participaram de um café da manhã com responsáveis econômicos brasileiros, apresentem uma oferta conjunta para concorrer com as firmas francesas ou japonesas. "A Espanha quer estar nessa alta velocidade, embora haja muitos concorrentes", admitiu Moratinos.
Publicado no UOL Notícias.
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Un Cielo di oro

Primeira página do jornal italiano La Stampa

Brasileiro é o mais rápido do mundo nos 100m livre (Foto AP)
Do UOL Esporte
No domingo e na segunda-feira, César Cielo deu dicas do que poderia fazer na prova dos 100m livre do Mundial de Roma. Hoje, assustou o mundo na prova mais nobre da natação. O brasileiro, campeão olímpico dos 50m livre, é agora o homem mais rápido também dos 100m.
Nadando pela terceira vez seguida ao lado do francês Alain Bernard, que ficou com a prata, o paulista de 22 anos completou a prova em 46s91.
O recorde mundial era um desejo antigo de Cielo. Antes das Olimpíadas de Pequim, inclusive, ele chegou a afirmar que podia quebrar a marca. Não conseguiu, mas deixou as Olimpíadas de Pequim como o recordista olímpico e campeão dos 50m.
Para o Mundial de Roma, ele repetiu sua preparação para a China. Mesmo sem poder nadar pela universidade, ele voltou para a cidade de Auburn, no Alabama. Isolado, fez toda a sua preparação nos EUA, ao lado de seu técnico, Brett Hawke.
"Falei que estava guardando para esta final. Eu só foquei na minha raia, não olhei para os lados e é assim que consigo os meus melhores resultados. É meu primeiro recorde mundial e estou muito feliz com isso", comemorou o brasileiro, ainda sem fôlego.
Matéria editada pelo RA.
Sonho de quinta
Na verdade, as fotos acima foram feitas ontem no retorno da Ponte dos Arcos, na Dutra. Resende continua, infelizmente, com as ruas no seu estado normal, ou seja, de mal a pior. Daí, se eu tivesse autoridade para isso, proporia à população um plebiscito para escolher uma das seguintes alternativas:
1. Instalação de um pedágio na entrada da cidade para financiar o asfaltamento e manutenção permanente de todas as ruas, à exemplo do que acontece na Via Dutra.
2. Indicação do presidente da NovaDutra para candidato a prefeito de Resende nas próximas eleições.
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Eclestone duvida de retorno de Massa neste ano
O inglês Bernie Ecclestone, detentor dos direitos comerciais da Fórmula 1, disse nesta quarta-feira que não acredita no retorno de Felipe Massa às pistas neste ano. O dirigente não descartou, no entanto, que o brasileiro retome a carreira a partir de 2010.
"É difícil dizer se ele poderá voltar ou não a competir neste ano. Para a próxima temporada, não sei. Mas duvido que possamos vê-lo na pista neste ano", disse Ecclestone, que se mostrou feliz com as notícias que têm sido divulgadas sobre o estado de saúde do piloto.
"Uma coisa boa é que o olho não está com uma lesão grave, como chegaram a pensar", afirmou o inglês. Massa conseguiu enxergar perfeitamente com o olho esquerdo ontem (terça-feira), depois que os médicos retiraram curativos do local.
Alonso no lugar de Massa em Valencia
Segundo o jornal esportivo espanhol As, Bernie Ecclestone defende que Fernando Alonso substitua Felipe Massa com a Ferrari no GP de Valencia, próxima etapa da categoria.
Alonso não poderá correr com a Renault, equipe que cumprirá suspensão, e o dirigente teme prejuízos financeiros com queda na venda de ingressos caso o espanhol não possa correr em sua própria casa.
– Se a Renault liberar e se a Ferrari quiser Fernando Alonso, será o melhor para a Fórmula-1, será o melhor para todos – argumenta Ecclestone, em entrevista ao As.
Visto no Clic Esportes.
Update do RA: Acabei de ver, já não lembro onde, que o Schumacher vai ocupar o lugar de Massa no GP de Valencia.
Simpáticos, cordiais e canalhas
Cuidado com os simpáticos e cordiais, sempre advirto minhas filhas, e mais ainda com os bajuladores e paparicadores: são condições básicas necessárias para o exercício da canalhice. Claro, se além de canalha o cara é antipático, grosso, mal-educado, fica bem mais difícil encontrar vítimas para suas canalhices. Poderá ser apenas um bandido óbvio. Canalhas não, eles podem ser vistos até como pessoas “respeitáveis”, podem ser muito queridos pela família, pelos amigos e aliados, que se beneficiam das suas canalhices, sem passar vergonha na rua, na escola e no trabalho. É o canalha gente boa.
Nada contra a simpatia ou a cordialidade, pelo contrário, com elas a vida e a convivência se tornam muito mais agradáveis, civilizadas e produtivas, e me esforço diariamente para usá-las como um estilo de vida. Não uma arma.
Assim como o psicanalista Helio Pellegrino dizia que a inteligência voltada para o mal é pior do que a burrice, a simpatia e a cordialidade, quando usadas para o exercício da canalhice, são piores do que a secura e a dureza no trato. É o estilo preferido dos políticos brasileiros, dos grandes ladrões públicos, dos oligarcas que enriquecem com a política, mas não abrem mão de uma aura de respeitabilidade e prestígio – que os permite continuar nas canalhices.
São pessoas aparentemente doces e carinhosas, paizões e vovôzinhos, que defendem o clã em qualquer circunstância. São generosos e tolerantes com familiares, amigos e agregados, mas sempre com o dinheiro público. São contadores de causos pitorescos, gostam de citar provérbios populares de suas regiões, aparentam simplicidade interiorana, mas são raposas urbanas vorazes e vaidosas. Espertos, bem informados e maledicentes, são fontes disputadas por jornalistas, que em troca os poupam de maiores críticas. Católicos fervorosos, mantêm laços estreitos com o candomblé, mas jamais o admitem.
Eles são muitos, estão no Senado, na Câmara, em altos cargos da administração pública, estão todos ricos, poderosos e impunes. Em Brasília, os que os conhecem pessoalmente confirmam que são simpáticos e cordiais. Embora canalhas.
terça-feira, 28 de julho de 2009
Programa de terça
No estilo "Stand Up", os humoristas se apresentam em pé, sem acessórios ou cenários. Os textos são originais, construídos a partir de observações do dia-a-dia. Única apresentação!
Turismo da gripe
Só em uma farmácia de Rivera, fronteira com Santana do Livramento, foram vendidos, em apenas dois dias, mais de 80 caixas do remédio. Cada caixa com 10 comprimidos custa R$ 100,00.
Enviado pelo Ex-Blog do Cesar Maia.
segunda-feira, 27 de julho de 2009
A mola que atingiu Massa
Peter Burger, porta-voz da Arai Helmets, fábrica que produz capacetes para a Fórmula Um, mostra uma reprodução da mola que atingiu o olho esquerdo de Felipe Massa no último sábado.
A mola de aço, que pesa um quilo, soltou-se da suspensão do carro de Rubens Barrichello e, a uma velocidade de 250 km/h, foi de encontro ao capacete de Massa, que vinha logo atrás.
Publicado no La Stampa.
Massa pode nunca mais correr
Do Clic Esportes
Os médicos do Hospital Militar de Budapeste declararam que ainda é muito cedo para prever quando Felipe Massa correrá de novo, após a revelação de que o piloto teve o olho esquerdo atingido no acidente no treino para o GP da Hungria. De acordo com a revista inglesa Autosport, a imprensa local noticiou que o médico Robert Veres, que operou o brasileiro, disse que o dano pode ser suficiente para encerrar sua carreira na Fórmula 1.
– Ele sofreu danos no olho. Não sabemos se ele estará preparado para correr novamente – disse Veres.
O Hospital Militar de Budapeste marcou uma entrevista coletiva no início da noite para atualizar o estado de saúde de Felipe Massa à imprensa. A mola que saiu da Brawn de Rubens Barrichello atingiu o capacete do piloto logo acima do olho esquerdo, danificando-o e causando a fratura do crânio.
domingo, 26 de julho de 2009
Acidente com Massa gera piadas com Barrichello
"Esse acidente com o Massa, foi só uma estratégia do Rubinho pra continuar sendo líder nas piadas esportivas brasileiras."
"Quase!! Rubinho foi o 2º piloto a chegar no centro médico após o acidente com Massa nos treinos do GP da Hungria. O 1° foi Nelsinho Piquet."
"Por motivos óbvios, vou parar de seguir o Rubinho no Twitter. Forza Massa!!!"
Visto no Zero Hora.
Para jornal italiano, caso de Massa é grave
O La Stampa, um dos principais jornais europeus, publica na edição de hoje (domingo) matéria de capa sobre o acidente sofrido ontem por Felipe Massa durante o treino de classificação para o GP da Hungria. Segundo o jornal, Massa sofreu um dano cerebral sério e está em estado crítico, porém estável. A Ferrari, por sua vez, garante que Massa não corre risco de vida.
Abaixo, a sequência do socorro médico na pista:
sábado, 25 de julho de 2009
Perfil dos 'twitteiros' do Brasil
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Uma sexta caseira
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Votorantim terá inauguração 'sob medida'
Sediada em São Paulo, a agência de comunicação Sob Medida venceu a concorrência promovida pela Votorantim Siderurgia para realizar o evento de inauguração de sua fábrica em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Também disputaram o projeto a Bando de Eventos e a Tudo.
Como a nova fábrica da Votorantim Siderurgia se propõe a ser completamente sustentável, a Sob Medida desenvolveu evento com o selo Carbon Free. As emissões de carbono da fábrica serão neutralizadas com o plantio de mudas de árvores em áreas florestais degradadas, com garantia de manutenção por dois anos e monitoramento do carbono absorvido a cada cinco anos.
Além disso, o evento de inauguração, previsto para o início de 2010, vai usar materiais recicláveis e está contratando mão de obra local, incluindo atrações artísticas. Os alimentos servidos serão orgânicos e haverá metas contra o desperdício no consumo. O lixo será reciclado com gerenciamento legal dos resíduos. Entre os convidados ilustres confirmados está o presidente Luis Inácio Lula da Silva.
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Woody Allen vai filmar no Brasil
Sérgio Sá Leitão, presidente da RioFilme, distribuidora e coprodutora estatal, afirmou que Woody Allen vai dirigir um longa-metragem no Rio de Janeiro em 2011. Detalhes a respeito das negociações e da trama ainda não podem ser revelados. A produção deve seguir o mesmo modelo empregado em "Vicky Cristina Barcelona".
Após cinco anos filmando em Londres (Match Point, Scoop e O Sonho de Cassandra) e na Espanha (Vicky Cristina Barcelona), Allen voltou a rodar em Nova York com "Tudo Pode Dar Certo", que chega aos cinemas brasileiros em novembro, distribuído pela Califórnia Filmes.
terça-feira, 21 de julho de 2009
Gráfica do Senado paga gratificação milionária
O Senado gasta cerca de R$ 1,8 milhão por ano para manter o bônus dos 75 chefes da gráfica. Eles são responsáveis por administrar 31 áreas. Há casos de até quatro chefes para controlar o mesmo local. Ao todo, o setor abriga 1.100 servidores, sendo que 420 foram cedidos para outros órgãos do Senado. Dos 680 servidores que restam, 430 são terceirizados que atuam na produção e nas áreas de limpeza e segurança.
Criada em 1964, a gráfica se tornou palco de vários escândalos. O mais recente é a descoberta de um novo "trem da alegria" que transformou 82 estagiários em servidores efetivos do Senado, sendo que sete já estão aposentados e seis morreram - neste caso, os parentes recebem pensão. A decisão de transformar em cargos efetivos as vagas de estágio permaneceu escondida durante 17 anos.
Matéria editada pelo RA.
A casa do atraso
O nepotismo, o apadrinhamento político, as viagens, o uso de dinheiro público em causa própria são velhos conhecidos. Mas o que mais me espanta na crise do Senado, por enquanto, é o anacronismo. É a opção preferencial pelo atraso, aliado da burocracia, que favorece todos os itens acima.
Em plena era da internet e dos celulares, da comunicação instantânea, pagos pelo contribuinte, o Senado emprega centenas de contínuos, para entregar papéis que podem ser mandados por e-mail. São batalhões de copeiras, para fazer cafezinho, quando qualquer boteco tem máquinas de café expresso tão fáceis que até um suplente de senador pode usar sozinho. Só os garçons são insubstituíveis.
Se a gráfica do Senado fosse vendida e a Casa pagasse pela impressão das cotas a que cada senador tem direito na gráfica mais cara de Brasília, os gastos cairiam a uma fração dos atuais. Pensando bem, é melhor nem sugerir, o pessoal já vai pensar nas comissões que as gráficas pagarão pelo apoio. Quase tudo que a gráfica do Senado imprime poderia ser só publicado no site da Casa e aberto ao público. É mais barato e mais seguro do que papel, que apodrece.
Mas o símbolo máximo do anacronismo do Senado é a Divisão de Taquigrafia, com centenas de funcionários de carreira, e outros tantos terceirizados, que taquigrafam as sessões no plenário e nas comissões. Qualquer gravadorzinho digital de camelô, ou mesmo um celular, registraria até os suspiros, fungadas, engasgadas e outros ruídos do orador. Depois é só ouvir e transcrever. A carreira de taquígrafo deveria ser substituída pela de "degravador". É algo tão antigo que ninguém com menos de 25 anos sabe o que é. Só se viu no Google.
Na era dos celulares e dos telefones móveis, o Senado deve abrigar uma legião de telefonistas. E, nos elevadores automáticos, ascensoristas, para apertar o botão dos andares. Os senadores têm até cota mensal de telegramas, que hoje vão todos por e-mail e os Correios entregam em casa. Só faltam os mensageiros a cavalo.
A corrupção e o atraso formam um par perfeito, os vícios do Senado alimentam os seus anacronismos. E vice-versa.