RA completa 13 anos no AR

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Yoani divulga áudio da negativa de viagem ao Brasil


Da Folha.com

A blogueira cubana Yoani Sánchez postou no YouTube, na madrugada deste sábado, a gravação da conversa que teve com uma funcionária do governo cubano, na qual foi negada pela 19ª vez permissão para ela deixar o país.

Na gravação, feita na sexta-feira (3), Yoani estava no escritório de imigração de Cuba. Ao chegar, a funcionária que a atende pergunta se ela está acompanhada. Yoani diz que sim. A funcionária pede então à blogueira que entregue todos os seus pertences (incluindo bolsa e celular) ao acompanhante (no caso, o marido dela) e a siga. Yoani questiona, e a funcionária diz que os procedimentos são necessários para que a blogueira seja entrevistada.

Após entregar os objetos ao marido, ela atravessou com a militar um corredor do escritório de imigração. A mulher que a recebe para a entrevista a comunica que ela não foi autorizada a viajar. "Estou te entregando seu passaporte e o seu formulário (foto abaixo) para você pedir o ressarcimento do seu dinheiro", diz.


'El cual no viajara por el momento...'

Yoani interrompe a mulher perguntando "Outra vez?". A mulher continua falando. Yoani a interrompe de novo: "Dezenove vezes?". A mulher, então, responde "Dezenove vezes".

A blogueira retruca que continuará tentando, e ouve da funcionária "Tente quantas vezes você quiser".

Yoani então diz "Um dia eu vou voltar a sair, quando esse absurdo não existir mais". A funcionária responde "Correto. Quantas vezes você quiser, Yoani".

"Todas as vezes. Alguma vez vão ter que me deixar sair", diz Yoani. A funcionária encerra a conversa com um "Boa tarde".

Editado e publicado no Resende Afora.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home